A 17 de Novembro de 1987, nasceu na Quinta do Conde o Centro Comunitário, que foi fundado pelos elementos: António Curto, Manuel António, Joaquim Trindade, Francisco Marino, Maximiano Condeço, João Fialho, José Gomes, Mário Contador, Maria José Figueiredo e Otília Figueiras.
O objectivo desta instituição era prestar apoio a todos os quintacondenses de terceira idade.
A 10 de Junho de 1988, ainda na instalação de um edifício provisório funcionando assim como sede, organizou-se a primeira "Festa do Idoso".
A 1 de Outubro e 1991 construiu-se uma pequena cozinha e iniciou-se a valência do centro de dia para quarenta utentes. Com o passar do tempo, o reduzido espaço e o crescente número de solicitações demonstrou a necessidade de um local mais apropriado para a prestação dos serviços. Para tal efeito, foi elaborado um projecto para o Centro de Dia que posteriormente foi entregue no Centro Regional de Segurança Social para aprovação e financiamento da obra.
Felizmente, após algumas reuniões com diversas entidades, a 13 de Maio de 1994 foi confirmada a inclusão da obra no Orçamento de Estado de 1995.
A 4 de Janeiro de 1997 deu-se a inauguração do Centro de Dia que foi presidida pelo Governador Civil do Distrito de Setúbal (Alberto Antunes).
Este Centro de Dia tem como objectivo satisfazer algumas necessidades básicas, apoio psicológico e social e o estimulo de relações interpessoais de modo a combater o isolamento. Em 1997 foi ainda possível desenvolver o serviço de Apoio ao Domiciliário Idoso, que consiste num serviço individualizado e personalizado prestado no domicílio do utente proporcionando´cuidados de higiene e conforto, contactos, acompanhamento ao exterior, aquisição de géneros alimentícios ou outros, recreio, convívio ou pequenas reparações no domicílio. Encontra-se também o Centro de Convívio no qual organizam-se bailes, provas desportivas adequadas à faixa etária, excursões e outras actividades de convívio e lazer.
Em Setembro de 1998 iniciou-se a formação de amas para o novo serviço, a Creche Familiar. Este tem como objectivo acolher crianças dos 4 aos 36 meses num ambiente familiar que é proporcionado por amas formadas e credenciadas escolhidas pela instituição. É igualmente disponibilizado a crianças dos 6 aos 10 anos os programas de Actividades de Tempos Livres (ATL), que promove o desenvolvimento criativo, através de actividades de acordo com as necessidades e interesses das crianças. Estes serviços começaram a ser prestados na Escola Primária da Boa Água, foram posteriormente transferidos para a sede do Centro Comunitário e, em Junho de 1999, passaram a funcionar no pavilhão pré-fabricado que anteriormente acolhera os idosos. Com o aumento das solicitações era necessário a aquisição de novas instalações. A 18 de Novembro de 2005, foi inaugurado o Centro Infantil delimitado pelas ruas Rio Minho e Rio Liz.
O Centro Comunitário da Quinta do Conde para além de prestar os serviços mencionados anteriormente, ainda possui o ensino de música em várias vertentes, a prática de hip-hop, de yogga, entre outras.
Apesar dos 24 anos de existência desta instituição, ainda existe muitos quintacondensses que não conhecem o Centro Comunitário e para tal, eu aconselho a visitarem o blog da instituição.
Vão a http://www.infantil_ccqc.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário